Foca na saúde reprodutiva da mulher – com alguns especialistas escolhendo focar apenas no período gestacional e outros cuidando do sistema reprodutor como um todo. O preparatório ideal para quem quer o conteúdo mais completo desde o começo do ano para alcançar a máxima performance nas provas do seu estado. Não temos, no Brasil, vagas de residência o suficiente para acomodar todos os formados em medicina anualmente. A Universidade Federal de São Paulo, a UNIFESP, realiza o Programa de Residência Médica da Escola Paulista de Medicina.
- O processo seletivo consiste em uma prova oral, uma prática e uma prova de proficiência em inglês.
- Além disso, nesta forma de validação, não é preciso prestar prova de residência médica.
- A especialidade exige as mesmas características da Cirurgia Geral, mas também é necessário ter domínio de tecnologias, que tem evoluido muito, da videoendoscopia torácica até robos inteligente.
- Cosmiatria, com realização de procedimentos estéticos tais como aplicação de toxina botulínica, preenchedores cutâneos, peelings químicos, microagulhamento, laser e outras tecnologias.
- Já o médico clínico que atende em consultório molda a sua carga horária e, consequentemente, a sua remuneração.

Além da importância em escolher a instituição certa para que você faça uma Residência Médica de excelência, é fundamental escolher quem irá te acompanhar no caminho até a sua aprovação. Suas vagas são extremamente concorridas, devido à sua excelência no que tange às pesquisas científicas e tecnológicas da área da saúde. Antigo Hospital de Câncer de Barretos, é uma instituição de saúde filantrópica que foi fundada em 1967. Fundado em 1921, é referência nacional e internacional em atendimentos de alta complexidade.
O Que É Preciso Saber Antes De Iniciar Uma Residência Médica
O resultado desse trabalho, realizado por milhares de profissionais que atuam no dia a dia do Hospital, se consolida em prêmios e certificações. Enfrentaremos com firmeza o lobby de poderosos que deseja manter o residente eternamente como mão de obra barata, quase em regime de servidão, e não leva em consideração, em momento algum, o que é melhor para a medicina e para a população. Alguns ainda estão terminando a faculdade, ou seja, tendo que lidar com provas e atividades curriculares enquanto estudam para a residência; outros já estão trabalhando e precisam encaixar essa rotina dentro de uma outra, a dos plantões. Como conversamos na introdução, a concorrência da prova de residência costuma ser muito alta, afinal, não temos tantas vagas quanto médicos formados. Hoje em dia, praticamente todas as outras especialidades recorrem ao radiologista para realização e/ou complemento de um diagnóstico.
Residências Médicas
Apenas a graduação em medicina não é suficiente para receber esse título. A residência em clínica médica é uma especialidade generalista, que tem a atenção básica como sua grande aliada. visite o link a clínica médica é pré-requisito para todas as subespecialidades clínicas, exceto dermatologia e neurologia. Envolve muito contato pessoal e um relacionamento longitudinal com os pacientes – pois várias das doenças cardiovasculares são crônicas. Quem pretende escolher a cirurgia como pré-requisito para uma sub-especialização pode cursar a cirurgia básica, que ainda conta com dois anos de duração – mas o médico recebe apenas um certificado de competência, não o título (este só virá após a conclusão da sub).
Ou seja, para iniciar a residência em outra área clínica da Medicina, como Cardiologia, Ginecologia ou Endocrinologia, é essencial ter concluído a residência em Clínica médica antes. Mas, com a residência, você já consegue ingressar no mercado com um salário, e também adquirir experiência. Essa união dos dois elementos pode alavancar a sua carreira após o término da residência, permitindo que alcance cargos que ainda não imaginava que seriam possíveis mais rapidamente. Em Maceió, o HGE oferece cinco vagas em Clínica Médica, quatro em Pediatria, quatro em Medicina de Emergência, duas em Neurologia, duas em Ortopedia e Traumatologia, duas em Medicina Física e Reabilitação e uma em Cirurgia Geral. Já o Hospital Metropolitano de Alagoas, conta com duas em Medicina Intensiva, duas em Anestesiologia e duas em Clínica Médica. Contamos também com Internato em Medicina nas especialidades de Ginecologia, Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Geriatria.
